As Vantagens de Conhecer a Deus

Salmos - 44 - 21 : 21

I - Introdução:

Geralmente nós encontramos na Bíblia: “O Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmo 1:6a); “Ele que conhece os segredos dos corações” (Salmo 44:21) e “Ele conhece a nossa estrutura” (Salmo 103:14), dando prova de que Deus nos conhece muito bem, mas será que nós, também o conhecemos assim, tão bem?

Na verdade pouco conhecemos sobre Deus, pois nossa mente finita e humana não consegue, por mais que se esforce, compreender o que seja Deus em toda a sua plenitude.

Em Mateus, 22:29 lemos: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.

II – Quem é Deus:

Lembro-me de quando ainda estava no primeiro semestre do Mestrado em Direito, oportunidade em que discutíamos na sala o tema O que é Deus? No ensejo, o professor da disciplina de Epistemologia, fazendo uma pausa longa e instigante, concluiu que seria mais fácil dizer o que Deus não é, do que propriamente dizer o que Deus deveria ser.

A Pequena Enciclopédia Bíblica, de O. S. Boyer, afirma: “Deus é o ser existente por si mesmo, infinito, supremo, criador e conservador do universo.” (Pág. 195).

O Apóstolo Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis são os seus caminhos” (Romanos 11:33).

III – O Que Sabemos de Deus, por seus atributos:

1) Que Deus é Amor (1ª João 4:8);

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

2) Que Deus é Espírito (João 4:24);

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

3) Que Deus é Eterno (Deuteronômio 33:27 );

O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.

4) Que Deus é Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8);

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

5) Que Deus é Imutável (Tiago 1:17);

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

6) Que Deus é Onipotente (Mateus 19:26);

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

7) Que Deus é Onipresente (Salmo 139:7-10);

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao Céu, látu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

8) Que Deus é Onisciente (Salmo 139:1-4);

Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

9) Que Deus é Perfeito (Mateus 5:48);

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.

10) Que Deus é Único (Marcos 12:29);

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

IV – Ou, ainda, conhecer a Deus, através de seu caráter:

1. Deus é bom - Lucas 18:19
2. Deus é Fiel - 1ª Coríntios 10:13
3. Deus é Misericordioso - Salmo 78:38
4. Deus é justo - Isaías 45:21
5. Deus é Santo - Isaías 6:3

V - As Vantagens de Conhecer a Deus

1. Quem conhece a Deus tem paz e bom ânimo, não desanima, pois conhece as virtudes do Deus Todo-Poderoso e do seu imenso amor por nós, relativizando os problemas quotidianos. (João 16:33)

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

2. Quem conhece a Deus tem a ousadia e a alegria de Deus, combustíveis inerentes ao Deus que é o criador de tudo o que há, de todas as coisas. (Neemias 8:10)

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força..

V – Conclusão:

Os Cristãos crêem não de maneira vaga ou distante em um deus, mas especificamente no Deus a quem Jesus Cristo chamava de Pai e que com Ele era um. Os ensinamentos da Bíblia a respeito de Deus são os que vimos nos capítulos III e IV deste Estudo, com ênfase na sua santidade, na sua perfeição e no seu poder, mas que não podemos olvidar de sua graça, misericórdia e bondade que são as razões de não sermos consumidos.

Ele, o Deus da Bíblia, esta perto de nós em nossa vida diária e se relaciona conosco de maneira pessoal. Ele é o criador do universo. Enviou-nos Jesus, o Filho de Deus, que gostava de ser chamado de o Filho do Homem, para enfatizar sua dupla natureza, que veio ao mundo para cumprir seu plano eterno de salvação da humanidade.

Tudo isto foi planejado por Deus, revelando-se ao homem na busca de resgatá-lo. Deus chama para si mesmo o cuidado para conosco: “E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje” (Deuteronômio 6:24).  

Autor desconhecido.